Seminário Estadual da Pastoral Afro-Brasileira em São Paulo

Seminário Estadual da Pastoral Afro-Brasileira em São Paulo

Depois de dois anos de espera, por motivo da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Pastoral Afro-Brasileira (PAB) do Regional Sul 1 da CNBB, realizou em 03 de julho, na paróquia São Gonçalo, em São Paulo, o Seminário Estadual com o tema: “Sinodalidade Afro (Escuta): celebrando a reconstrução da Identidade Negra” e reuniu representantes de 13 dioceses para um momento de reencontro, espiritualidade e motivação. A Arquidiocese de Ribeirão Preto esteve representada pelos participantes: Suely dos Santos, Rosimeire Buosi e os diáconos Aparecido Teodoro e Flávio Livotto.

Segundo o diácono Flávio o encontro possibilitou a retomada da caminhada da pastoral no regional e a motivação para dar impulso aos trabalhos na arquidiocese. “Voltamos animados e renovados na esperança de continuar nossa caminhada, ao acolhermos o testemunho dos trabalhos e atividades nas dioceses e arquidiocese do regional. Sabemos que hoje não existe uma preocupação direta com o social, mas vamos continuar com a missão profética de anunciar o Reino de Deus e acreditando ser um sonho possível”, avaliou o diácono.

Encontro Arquidiocesano: Na Arquidiocese de Ribeirão Preto, a Pastoral Afro-Brasileira, realizou em 19 de junho, o Encontro Arquidiocesano, na Comunidade Santo Expedito, área da paróquia Santa Rita de Cássia das Palmeiras, no Complexo Ribeirão Verde, em Ribeirão Preto. O encontro começou com a missa presidida pelo pároco padre Erickson dos Santos, e após a acolhida com o café, e a reflexão do tema: “O que é a pastoral afro e a 6ª Semana Social Brasileira”. Ao término do encontro houve a indicação dos representantes que participaram do Seminário Estadual da Pastoral Afro-Brasileira.

Colaboração: Diác. Flávio Livotto (Pastoral Afro-Brasileira)

 

 

Veja também:

O Vídeo do Papa sobre o Sínodo: caminhar juntos, ouvir juntos

Novo mês, nova intenção de oração do Papa Francisco: O Vídeo do Papa de outubro acaba de ser divulgado com a intenção de oração que o pontífice confia a toda Igreja Católica através da Rede Mundial de Oração do Papa. A intenção chega em um ponto de virada no percurso sinodal que começou em 2021 e terminará em 2023.

Arquidiocese celebra o Dia do Nascituro

A Arquidiocese de Ribeirão Preto celebrará no dia 8 de outubro, sábado, o Dia Nacional do Nascituro. O tema para a edição deste ano de 2022 é: “Toda violação da dignidade humana ofende a Deus”. A Pastoral Familiar e a Pastoral da Saúde da Arquidiocese unidas em defesa da vida promovem o Encontro e a Celebração do Dia do Nascituro

Novena de Natal da Arquidiocese de Ribeirão Preto 2022

A Novena de Natal 2022 da Arquidiocese de Ribeirão Preto já está à disposição das paróquias e dos grupos de novena. Mais uma vez temos a alegria de apresentar nossa novena para ajudar as nossas comunidades a saborearem a espiritualidade do Advento.