Seminário Nacional de Catequese na comemoração dos 30 anos do Catecismo da Igreja Católica

SEMINÁRIO NACIONAL DE CATEQUESE ACONTECE DE 11 A 15 DE JULHO EM COMEMORAÇÃO AOS 30 ANOS DO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA

Neste ano de 2022 comemora-se os 30 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, ocorrido em 11 de outubro de 1992. Para promover a recordação acerca do ambiente de recepção do texto do Catecismo, bem como favorecer a ampliação e o aprofundamento de seu conhecimento no Brasil, a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB tem realizado uma série de eventos comemorativos e formativos.

No próximos dias 11 a 15 de julho, a Comissão realiza o Seminário Nacional de Catequese – já comum nas programações – com o tema “Catecismo da Igreja Católica: 30 anos”. A iniciativa acontece de forma online, com transmissão pelo YouTube da CNBB e da Catequese no Brasil, sempre às 19h30.

A semana catequética terá como objetivo aprofundar temáticas presentes no Catecismo em vista de ajudar o Povo de Deus em um maior conhecimento dos ensinamentos da Igreja e da vivência da fé em Cristo Jesus.

A programação pode ser conferida abaixo:

11/07 – Segunda-feira
Saudações de dom Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização; e dom Jaime Spengler, vice-presidente da CNBB.

Conferência – O Catecismo da Igreja Católica e sua importância para a missão da Igreja com assessoria de dom Antônio Luiz Catelan Ferreira, bispo Auxiliar do Rio de Janeiro e professor na PUC Rio .

12/07 – Terça-feira
Saudação de dom José Antônio Peruzzo, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB.

1ª Conferência – Fundamentos bíblicos no Catecismo da Igreja Católica – Antigo Testamento com assessoria do frei Vicente Artuso, professor na PUC Paraná.

2ª Conferência – Fundamentos bíblicos no Catecismo da Igreja Católica- Novo Testamento com assessoria do Cláudio Vianney Manzoni, professor na Universidade Católica de Pernambuco.

13/07 – Quarta-feira
Saudação de dom Waldemar Passini Dalbello, membro da Comissão Bíblico-Catequética da CNBB.

Conferência – Patrística no Catecismo da Igreja Católica com assessoria do padre André Luiz Rodrigues da Silva, professor na PUC Rio.

14/07 – Quinta-feira
Saudação de dom Armando Bucciol, membro da Comissão Bíblico-Catequética da CNBB.

1ª Conferência – Aspectos cristológicos no Catecismo da Igreja Católica com assessoria da irmã Sueli da Cruz Pereira, membro do Grupo de reflexão bíblica e catequética da CNBB.

2ª Conferência – Aspectos mariológicos no Catecismo da Igreja Católica com assessoria da irmã Maria Freire, professora na PUC SP.

15/07 – Sexta-feira
Saudação de dom Joel Portella Amado, secretário-geral da CNBB.

Conferência – Catequética e pastoral no Catecismo da Igreja Católica com o padre Abimar Oliveira de Moraes, professor na PUC Rio.

O Catecismo da Igreja Católica (CIC)

O Catecismo da Igreja Católica é uma exposição sistemática da doutrina Católica publicada no ano de 1992. A apresentação do seu conteúdo está organizada em quatro partes, a saber, a fé professada (a explicação do Credo), a fé celebrada (a apresentação da liturgia da Igreja), a fé vivida (a moral ou exigências dos mandamentos) e a fé rezada (a vida de oração da Igreja).

As bases que fundamentam toda essa apresentação são: a Sagrada Escritura, a Tradição Apostólica e o Magistério da Igreja. Esse conteúdo constitui a riqueza do pensamento da Igreja sobre os mais variados assuntos e dimensões da vida da pessoa humana, da Igreja e da sociedade.

Como adquirir o seu?

No site da Editora da CNBB, a Edições CNBB, no link: Catecismo da Igreja Católica.

Fonte: CNBB