Seminaristas compõe hino dedicado ao Ano de São José

O arcebispo Dom Moacir Silva solicitou ao Seminário Maria Imaculada, em Brodowski, a composição de um hino em homenagem ao Ano de São José. A composição musical coube aos seminaristas João Vítor Oliveira e Leonardo Silva que escreveram o hino em louvor a São José inspirados na Carta Apostólica Patris Corde (Com Coração de Pai), publicada pelo Papa Francisco por ocasião do 150º Aniversário da Declaração de São José como Padroeiro Universal da Igreja.

O hino intitulado “Com Coração de Pai” poderá ser usado nas celebrações das comunidades paroquiais durante o Ano de São José, e especialmente na solenidade, em 19 de março. O hino tem o objetivo de ajudar o nosso povo a corresponder e sustentar o pedido do Papa de vivermos o Ano de São José.

Ano de São José: O Ano de São José foi convocado pelo Papa Francisco em 08 de dezembro de 2020, Solenidade da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria, com a publicação da Carta Apostólica “Patris corde – Com coração de Pai” e o encerramento será em 08 de dezembro de 2021. O objetivo da carta, de acordo com Papa Francisco é “aumentar o amor por este grande Santo, para nos sentirmos impelidos a implorar a sua intercessão e para imitarmos as suas virtudes e o seu desvelo”.

A carta apostólica tem a seguinte estrutura: introdução, os capítulos reflexivos: 1. Um amado Pai; 2. Pai na ternura; 3. Pai na obediência; 4. Pai no acolhimento; 5. Pai com coragem expressiva; 6. Pai trabalhador; e 7. Pai na sombra; e inclui o Decreto da Penitenciaria Apostólica com o qual se concede o dom de Indulgências especiais por ocasião do Ano de São José.

HINO
COM CORAÇÃO DE PAI

Letra e Música:
J. Vítor Oliveira e Leonardo Silva

Valei- nos são José
Cuidai de nossa fé.

1. És um pai muito amado
A ti recorremos confiantes
Pois em teu amor constante
Amparaste o Emanuel

Mostras divina ternura
Ternura que abraça a fraqueza
Pois nela o Deus das surpresas
Se encarna e nos abre os céus.

2. És pai na obediência.
Sonhando, tu encontras o anjo.
Desperto, observas teu plano
A Jesus dais tal lição

Dais também acolhimento
Ao Menino e à Maria.
Por quem zelas noite e dia
Assumindo a encarnação.

3. Tua coragem é criativa.
Teus braços dão colo e abrigo.
Aos braços que foram estendidos.
Na cruz para nos libertar

E com suor do trabalho
És quem oferece sustento
Àquele que é nosso alimento