Seminaristas compõe hino dedicado ao Ano de São José

O arcebispo Dom Moacir Silva solicitou ao Seminário Maria Imaculada, em Brodowski, a composição de um hino em homenagem ao Ano de São José. A composição musical coube aos seminaristas João Vítor Oliveira e Leonardo Silva que escreveram o hino em louvor a São José inspirados na Carta Apostólica Patris Corde (Com Coração de Pai), publicada pelo Papa Francisco por ocasião do 150º Aniversário da Declaração de São José como Padroeiro Universal da Igreja.

O hino intitulado “Com Coração de Pai” poderá ser usado nas celebrações das comunidades paroquiais durante o Ano de São José, e especialmente na solenidade, em 19 de março. O hino tem o objetivo de ajudar o nosso povo a corresponder e sustentar o pedido do Papa de vivermos o Ano de São José.

Ano de São José: O Ano de São José foi convocado pelo Papa Francisco em 08 de dezembro de 2020, Solenidade da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria, com a publicação da Carta Apostólica “Patris corde – Com coração de Pai” e o encerramento será em 08 de dezembro de 2021. O objetivo da carta, de acordo com Papa Francisco é “aumentar o amor por este grande Santo, para nos sentirmos impelidos a implorar a sua intercessão e para imitarmos as suas virtudes e o seu desvelo”.

A carta apostólica tem a seguinte estrutura: introdução, os capítulos reflexivos: 1. Um amado Pai; 2. Pai na ternura; 3. Pai na obediência; 4. Pai no acolhimento; 5. Pai com coragem expressiva; 6. Pai trabalhador; e 7. Pai na sombra; e inclui o Decreto da Penitenciaria Apostólica com o qual se concede o dom de Indulgências especiais por ocasião do Ano de São José.

HINO
COM CORAÇÃO DE PAI

Letra e Música:
J. Vítor Oliveira e Leonardo Silva

Valei- nos são José
Cuidai de nossa fé.

1. És um pai muito amado
A ti recorremos confiantes
Pois em teu amor constante
Amparaste o Emanuel

Mostras divina ternura
Ternura que abraça a fraqueza
Pois nela o Deus das surpresas
Se encarna e nos abre os céus.

2. És pai na obediência.
Sonhando, tu encontras o anjo.
Desperto, observas teu plano
A Jesus dais tal lição

Dais também acolhimento
Ao Menino e à Maria.
Por quem zelas noite e dia
Assumindo a encarnação.

3. Tua coragem é criativa.
Teus braços dão colo e abrigo.
Aos braços que foram estendidos.
Na cruz para nos libertar

E com suor do trabalho
És quem oferece sustento
Àquele que é nosso alimento
E que ensina o pão partilhar

4. Do Pai eterno és a sombra
Àquele que é luz do mundo
Sem afastar-se um segundo
Tu proteges quem te guia

E com coração de Pai
Amaste o Cristo Senhor
Agora és também protetor
Da Igreja que te suplica

Acesse a Partitura

Acesse aqui a partitura do Hino: Com coração de Pai (cifra)

 

 

Veja também:

Episcopado paulista participa de últimos compromissos da Visita Ad Limina

Com encontros no Dicástério para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, e na Secretaria de Estado da Santa Sé, bispos das regiões de Botucatu, Campinas e Ribeirão Preto se preparam para concluir agenda em Roma que teve início na última segunda-feira, dia 26. Ainda hoje, eles celebram Missa e têm reunião com a diretoria do Colégio Pio Brasileiro.

Arquidiocese celebra o Dia do Nascituro

A Arquidiocese de Ribeirão Preto celebrará no dia 8 de outubro, sábado, o Dia Nacional do Nascituro. O tema para a edição deste ano de 2022 é: “Toda violação da dignidade humana ofende a Deus”. A Pastoral Familiar e a Pastoral da Saúde da Arquidiocese unidas em defesa da vida promovem o Encontro e a Celebração do Dia do Nascituro

Novena de Natal da Arquidiocese de Ribeirão Preto 2022

A Novena de Natal 2022 da Arquidiocese de Ribeirão Preto já está à disposição das paróquias e dos grupos de novena. Mais uma vez temos a alegria de apresentar nossa novena para ajudar as nossas comunidades a saborearem a espiritualidade do Advento.