
Com o tema: “A importância da Catequese na formação dos futuros presbíteros” aconteceu nos dias 15 a 17 de julho, na Casa Dom Luciano, em Brasília (DF), o “Seminário de Iniciação à Vida Cristã com Seminaristas” e reuniu um grupo de 208 seminaristas de todo o país. O evento foi preparado pela Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética e a Comissão Episcopal para os Ministério Ordenados e Vida Consagrada, com o apoio da Pontifícias Obras Missionárias (POM).
O objetivo do seminário foi trabalhar a Iniciação à Vida Cristã (IVC) em seus tempos e a catequese de inspiração catecumenal (Querigma → Catecumenato → Purificação → Mistagogia), enfatizando que elas ocupam um lugar fundamental na vida dos futuros presbíteros. Esse seminário surge diante da necessidade de melhor elaborar uma consciência nos seminaristas da real importância do lugar da iniciação à vida cristã e da catequese no processo de evangelização.
O seminário iniciou com a apresentação dos membros da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética: dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo de Santa Maria (RS); dom Juarez Marques Sousa da Silva, arcebispo de Teresina (PI); dom Andherson Franklin Lustoza de Souza, bispo auxiliar da arquidiocese de Vitória (ES); padre Wagner Francisco, diocese de Picos (PI); e Mariana Aparecida Venâncio, leiga da arquidiocese de Juiz de Fora (MG), seguido pelas conferências, que foram divididas de acordo com os quatros tempos de uma catequese de inspiração catecumenal, buscando esclarecer melhor os passos e as suas celebrações.

Em todas as conferências buscou-se fomentar uma tomada de consciência da urgência da aplicação da catequese de inspiração catecumenal nos dias de hoje, como uma resposta da Igreja mediante ao processo de evangelização daquelas pessoas que estão sendo introduzidas na comunidade de fé cristã. O modelo de iniciação à vida cristã aborda todo um processo em que toca todas as dimensões da pessoa humana, deixando de lado uma catequese dogmática/sacramental de conteúdos apenas intelectual.
Dentro deste processo de iniciação, percebemos a necessidade do zelo com a dimensão liturgia e a clareza de todo o processo que é expresso pelas celebrações que envolvem toda a comunidade. Outra realidade que é bastante abordada é o contato com a Palavra de Deus por meio da Escritura, sendo uma das fontes primordial da revelação.
Leandro Júnior Leite
Seminarista do 4º Ano da Configuração





por