Seminaristas visitam o Fraterno Auxílio Cristão

Os seminaristas Carlos Barbosa, Eduardo Augusto, João Vitor, Leandro Leite, Lucas Barbosa e Luís Fernando, da etapa da configuração (Teologia) da Arquidiocese de Ribeirão Preto, juntamente com o Reitor do Seminário, Padre Antônio Élcio (Pitico), visitaram em 28 de junho, o Fraterno Auxílio Cristão (FAC).

Com a visita ao FAC os seminaristas puderam conhecer um pouco da história da instituição pertencente a Arquidiocese e sua trajetória desde a fundação até os dias atuais. A visita contou com a monitoria do Padre Gilberto Kasper, atual presidente da instituição, bem como a presença do vice-presidente, Padre José Alceu de Souza Júnior.

Na visita os seminaristas conheceram a sede do FAC, na Rua Barão do Amazonas, 881, na região central de Ribeirão Preto, onde está instalado o Núcleo Dom Helder Câmara, um serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, atendendo jovens e adultos, ambos em situação de vulnerabilidade social.

Em seguida os seminaristas seguiram para conhecer o Núcleo de Solidariedade Dom Bosco, na Rua Imigrantes Japoneses, 1065, no Parque Ribeirão Preto. Neste núcleo funciona o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, atendendo crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, afim de garantir espaços de apoio ao convívio grupal, comunitário e social, bem como desenvolver relações afetivas, de solidariedade e respeito mútuo, desenvolvendo a convivência familiar e comunitária. As atividades são desenvolvidas no contraturno escolar, e atendem 80 crianças e adolescentes, que tem a oportunidade de ampliar seus conhecimentos no universo informacional, artístico e cultural.

Todo este cuidado só pode ser desenvolvido graças ao trabalho e dedicação de muitos colaboradores e voluntários, bem como os subsídios públicos, parte da coleta da Campanha da Fraternidade, promoções e doações de benfeitores.

Agradecemos a acolhida, carinho e atenção recebida na visita, e de modo especial ao Padre Gilberto Kasper, por nos proporcionar este momento que muito colabora no desenvolvimento da nossa formação como futuros presbíteros da Igreja Particular de Ribeirão Preto.

Você também é convidado a conhecer os trabalhos do FAC e também a ser um colaborador desta missão de nossa Igreja.

Eduardo Augusto R. de Castro
Seminarista do Segundo Ano da Configuração

Conheça o FAC: https://www.facebook.com/FACRIBEIRAOPRETO

 

Veja também:

Ano da Oração

Na preparação do Jubileu 2025, o ano de 2023 foi o ano voltado à redescoberta dos ensinamentos conciliares, contidos principalmente nas quatro Constituições do Vaticano II: Dei Verbum (DV), Sacrosanctum Concilium (SC), Lumen Gentium (LG), Gaudium et Spes (GS). O ano de 2024 é dedicado inteiramente à oração, avançando na preparação para o Jubileu 2025: “Peregrinos de Esperança”