Serviço de Animação Vocacional da Arquidiocese de Ribeirão Preto lança logotipo oficial

Pensando em nossa identidade e missão pudemos lançar mão de uma marca que identifique as atividades e o trabalho do serviço de animação vocacional. Nosso serviço e identidade visa despertar crianças e jovens, mulheres e homens, a descoberta da vocação, atitude que realiza a vida humana e desperta o seu sentido máximo, que se manifesta na busca pelo Senhor, no seguimento de sua palavra, e na intimidade com Jesus.

De modo resumido, o serviço de animação vocacional, visa levar todos a um encontro vivo e verdadeiro com Jesus, que seja iluminador e ao mesmo tempo concreto, promovendo a resposta ao chamado de Deus na concretude da vida humana e na comunidade Cristã a serviço da fé.

É bom recordar que o serviço de animação vocacional é “Serviço” porque é, exatamente, o cumprimento de uma missão e toda missão implica uma atitude, uma ação concreta.

“Animação” porque não busca uma mera empolgação ou mesmo euforia. E quer sim expressar a alegria consciente e a certeza de poder contar com as graças necessárias para responder ao chamado de Deus.

É “Vocacional” porque nos recorda o chamado, escolha de Deus por nós e o dinamismo da ação-resposta.

E por fim, é um trabalho pastoral da Igreja que pretende despertar os cristãos à vocação humana, cristã e eclesial; discernir os sinais indicadores do chamado de Deus, cultivar os germes de vocação e acompanhar o processo de opção vocacional consciente e livre.

O novo Logo

Contém uma Cruz, estilizada que se compõe entre as figuras que representam pessoas. Cada pessoa é diferente uma da outra, mas todas levam em si a marca do crucificado. As pessoas são o campo de ação do SAV e simbolizam que Deus chama a cada um de modo individual, mas ao mesmo tempo comunitário por isso todos estão na barca. As pessoas são os destinatários do chamado que tem a potência de realização, e a resposta livre de cada um, alcança a realização, assim cada pessoa é chamada a uma vocação própria e específica, laicato, vida consagrada, matrimônio e ministérios ordenados.

A barca, sinal da Igreja, responde ao anseio de lançar as redes, buscando ser pescadores de homens (cf. Lc. 5 1-11.) e nos lembra que “a vocação nasce na Igreja, cresce nela é sustentada por ela”. (Cf. mensagem para o 53º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, Papa Francisco). O barco nos lembra ainda a responsabilidade assumida por toda comunidade vocacionada, ou seja, a Igreja, que como uma comunidade identificada com seu carisma missionário e vocacional motivará vocacionalmente aqueles que vem em busca de uma experiência de Deus.

A rosa dos ventos simboliza os caminhos da vocação que é missionária por natureza, por isso, se liga a última letra da sigla SAV. Uma Igreja que caminha unida pela vocação e pela missão.

Padre Alcides Pizeta Neto
Assessor do Serviço de Animação vocacional

Veja também: