Simpósio celebra, em Ribeirão Preto, legado de Miguel Rolando Covian

Ribeirão Preto receberá, no dia 5 de novembro deste ano, o Simpósio “A Universidade pensada e vivida por Miguel Rolando Covian”, em homenagem aos 70 anos da chegada do cientista argentino ao Brasil. O evento será realizado, das 9 às 17 horas, no Anfiteatro da Bioquímica “Professor Renato Helios Migliorini”, no prédio central da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). O encontro é fruto de uma parceria entre a FMRP-USP, o Centro de Memória e Museu Histórico da USP e a Arquidiocese de Ribeirão Preto.


Uma trajetória de excelência científica e humanista

Nascido em 1913, na Argentina, Miguel Rolando Covian formou-se em Medicina pela Universidade de Buenos Aires e destacou-se como um dos mais promissores discípulos de Bernardo Houssay, primeiro Prêmio Nobel de Medicina da América Latina. Em 1955, a convite de Zeferino Vaz, passou a integrar a FMRP-USP, onde liderou, por três décadas, o Departamento de Fisiologia da faculdade, formando um núcleo de excelência que projetou, internacionalmente, a instituição.

Covian também se dedicou à formação humanística dos estudantes e à reflexão sobre o papel social da universidade. Mesmo após a aposentadoria, permaneceu ativo como intelectual e humanista, contribuindo para o diálogo entre mente e cérebro e para a vida cultural e católica de Ribeirão Preto.

“Os trabalhos apresentados neste Simpósio são fruto de pesquisas realizadas junto ao acervo do Professor Miguel Rolando Covian, hoje sob a guarda do Centro de Memória e Museu Histórico da FMRP-USP, visando resgatar aspectos do pensamento e da personalidade do mestre, para além de sua contribuição na área das ciências fisiológicas. A preservação do acervo dependeu do trabalho voluntário de várias pessoas ao longo de três décadas. Graças a esse esforço coletivo de preservação e catalogação, o acervo continua sendo objeto de novas pesquisas”, afirmou a neurocientista Anette Hoffmann, ex-professora do Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP.

“O professor Covian foi muito mais que um grande cientista. Ele ajudou a construir a identidade do nosso departamento. Estruturou linhas sólidas de pesquisa em neurofisiologia e, ao mesmo tempo, deixou um exemplo humano de ética, rigor e dedicação ao ensino. Conciliava ciência de ponta com uma postura acolhedora, inspirando várias gerações de fisiologistas. Essa marca continua viva em nossa formação de alunos e pesquisadores. Preservar sua memória e seu acervo significa manter ativos valores que sustentam a vida acadêmica: curiosidade, independência intelectual e compromisso com o coletivo”, afirmou o professor Luiz Carlos Navegantes, chefe do Departamento de Fisiologia da FMRP-USP.

“Celebrar os 70 anos da chegada do professor Covian é reconhecer a visão pioneira que ajudou a formar os alicerces da nossa faculdade. Ele foi um dos responsáveis por implantar o Departamento de Fisiologia e consolidar um modelo de universidade que alia excelência científica, liberdade intelectual e compromisso social. Sua trajetória mostra que a ciência deve estar a serviço da comunidade e que a universidade é um espaço de transformação. Esse legado continua a inspirar nossa instituição, que segue pautada por inovação, ética e responsabilidade na formação de profissionais e na produção de conhecimento”, destacou o professor Jorge Elias Junior, diretor da FMRP-USP.

“O rigor científico como pesquisador e mestre, sua abertura aos diferentes tipos de saber e a atenção aos relacionamentos no ambiente de trabalho são traços fundamentais que revelam a personalidade humana e acadêmica do professor Covian. Ao mesmo tempo, seu firme empenho em propor uma formação integral e humanística ao estudante universitário, expresso em iniciativas acadêmicas e em diversos artigos que escreveu, testemunha sua presença ativa e marcante na construção e na elaboração do papel da universidade”, salienta Dom Moacir Silva, Arcebispo de Ribeirão Preto.

Programação

As atividades em memória de Covian terão início no dia 4 de novembro, com a Missa In Memoriam celebrada pelo arcebispo de Ribeirão Preto, dom Moacir Silva, na Catedral Metropolitana. No dia 5, o simpósio reunirá professores, pesquisadores e ex-alunos em mesas-redondas e debates. Veja todo o roteiro no documento anexado. Além da programação acadêmica, o evento será precedido pela Exposição “AZUL”, com obras da artista plástica Deli Sampaio, no Espaço Cultural de Extensão Universitária (ECEU) da FMRP-USP a partir de 17 de outubro.

SERVIÇO:

• 17 de outubro: Abertura da exposição “AZUL” – 20 horas – ECEU-FMRP-USP.
• 4 de novembro: Missa In Memoriam – 18h30 – Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto.
• 5 de novembro: Simpósio “A universidade pensada e vivida por Miguel Rolando Covian” – das 9 às 17 horas – Anfiteatro da Bioquímica “Prof. Renato Helios Migliorini – FMRP-USP.

Atendimento à Imprensa: Milagre do Verbo Comunicação e Marketing Digital
Jornalista responsável: Fernando Bueno – MTb: 23.383 – (16) 9-9131-5326 – fernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Veja também:

INSCRIÇÕES: Aproxima-se o dia da I Sessão da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

As paróquias tem até 25 de outubro para enviarem a Síntese Paroquial. O prazo limite para Inscrição se encerra em 09 de novembro. Caminhemos Juntos na I SESSÃO da 16ª. Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, em 15 de novembro de 2025, das 8h às 16h, nas dependências do Seminário Maria Imaculada e Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, em Brodowski.

Celebração do Jubileu dos Pobres: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5)

Com o tema: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5) e o lema: “Chamados a criar novos sinais de esperança, de 10 a 16 de novembro, ocorre a nona edição da Jornada Mundial dos Pobres (JMP). O Jubileu dos Pobres ocorrerá, em 16 de novembro (33º Domingo do Tempo Comum), às 8h, em celebração eucarística presidida pelo Arcebispo Dom Moacir Silva, na Casa Santa Dulce dos Pobres

Escala Diaconado Permanente: Exéquias – Mês de NOVEMBRO 2025

A Associação dos Diáconos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (ADPARP) divulga a Escala de Exéquias (Celebração Exequial nos Velórios) para o mês de NOVEMBRO de 2025 (final de semana e segunda-feira) para atendimento nos velórios de Ribeirão Preto. Este serviço faz parte do Ministério da Caridade aos que os diáconos são chamados a realizar