Tentações ao Processo Sinodal

A juventude da Arquidiocese de Ribeirão Preto está comprometida com a fase diocesana do processo sinodal. E para ajudar nas reflexões os jovens comentam as principais tentações a serem vencidas para “caminharmos juntos” durante o itinerário sinodal em nossa Arquidiocese.

No vídeo os jovens comentam algumas das tentações que podem desviar a trajetória do caminho sinodal, e apontam os desafios para juntos superarmos os obstáculos e dificuldades surgidas nas etapas do caminho sinodal. Ao todo, os jovens refletem nove tentações: #1 Não deixarmo-nos guiar por Deus; #2 Nos concentramos em nossas percepções; #3 Ver apenas problemas; #4 Nos concentrarmos apenas nas estruturas; #5 Olhar apenas os limites visíveis da Igreja; #6 Perder de vista os objetivos do Sínodo; #7 Conflito e divisão; #8 Tratar o Sínodo como uma espécie de parlamento; #9 Escutar apenas os que estão na Igreja.

Assista o vídeo:


Fase Arquidiocesana do Sínodo dos Bispos 2023

A Arquidiocese de Ribeirão Preto fez a abertura da fase diocesana do Sínodo dos Bispos (2023), no domingo, dia 17 de outubro de 2021, em dois momentos: o primeiro momento, às 9h, no Salão Dom Alberto, onde participaram de um momento de formação os integrantes do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP) e Conselho Presbiteral. E, às 11h, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, o Arcebispo Dom Moacir Silva, presidiu a Missa, que contou com a presença de dois representantes de cada paróquia, que na ocasião receberam os materiais de trabalho para o “Itinerário Sinodal”. A animação e coordenação da fase arquidiocesana conta com os trabalhos da Comissão Especial para o Sínodo formada pelos membros do Secretariado Arquidiocesano de Pastoral e mais quatro integrantes: um jovem, dois leigos (representantes das foranias de Ribeirão Preto e do Interior), e uma religiosa.

Acesse aqui os materiais do Processo Sinodal

Veja também:

Episcopado paulista participa de últimos compromissos da Visita Ad Limina

Com encontros no Dicástério para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, e na Secretaria de Estado da Santa Sé, bispos das regiões de Botucatu, Campinas e Ribeirão Preto se preparam para concluir agenda em Roma que teve início na última segunda-feira, dia 26. Ainda hoje, eles celebram Missa e têm reunião com a diretoria do Colégio Pio Brasileiro.

Arquidiocese celebra o Dia do Nascituro

A Arquidiocese de Ribeirão Preto celebrará no dia 8 de outubro, sábado, o Dia Nacional do Nascituro. O tema para a edição deste ano de 2022 é: “Toda violação da dignidade humana ofende a Deus”. A Pastoral Familiar e a Pastoral da Saúde da Arquidiocese unidas em defesa da vida promovem o Encontro e a Celebração do Dia do Nascituro

Novena de Natal da Arquidiocese de Ribeirão Preto 2022

A Novena de Natal 2022 da Arquidiocese de Ribeirão Preto já está à disposição das paróquias e dos grupos de novena. Mais uma vez temos a alegria de apresentar nossa novena para ajudar as nossas comunidades a saborearem a espiritualidade do Advento.