A juventude da Arquidiocese de Ribeirão Preto está comprometida com a fase diocesana do processo sinodal. E para ajudar nas reflexões os jovens comentam as principais tentações a serem vencidas para “caminharmos juntos” durante o itinerário sinodal em nossa Arquidiocese.
No vídeo os jovens comentam algumas das tentações que podem desviar a trajetória do caminho sinodal, e apontam os desafios para juntos superarmos os obstáculos e dificuldades surgidas nas etapas do caminho sinodal. Ao todo, os jovens refletem nove tentações: #1 Não deixarmo-nos guiar por Deus; #2 Nos concentramos em nossas percepções; #3 Ver apenas problemas; #4 Nos concentrarmos apenas nas estruturas; #5 Olhar apenas os limites visíveis da Igreja; #6 Perder de vista os objetivos do Sínodo; #7 Conflito e divisão; #8 Tratar o Sínodo como uma espécie de parlamento; #9 Escutar apenas os que estão na Igreja.
Assista o vídeo:
Fase Arquidiocesana do Sínodo dos Bispos 2023
A Arquidiocese de Ribeirão Preto fez a abertura da fase diocesana do Sínodo dos Bispos (2023), no domingo, dia 17 de outubro de 2021, em dois momentos: o primeiro momento, às 9h, no Salão Dom Alberto, onde participaram de um momento de formação os integrantes do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP) e Conselho Presbiteral. E, às 11h, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, o Arcebispo Dom Moacir Silva, presidiu a Missa, que contou com a presença de dois representantes de cada paróquia, que na ocasião receberam os materiais de trabalho para o “Itinerário Sinodal”. A animação e coordenação da fase arquidiocesana conta com os trabalhos da Comissão Especial para o Sínodo formada pelos membros do Secretariado Arquidiocesano de Pastoral e mais quatro integrantes: um jovem, dois leigos (representantes das foranias de Ribeirão Preto e do Interior), e uma religiosa.