“A Esperança não engana porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações” (Rm 5,5).
Durante três meses, de abril até junho, vivi e mergulhei com profundidade na esperança das comunidades amazônicas, no período da Síntese Vocacional na Ação Missionária Ribeirão Preto / Manaus. Há 20 anos temos esse projeto de evangelização e missão da Arquidiocese de Ribeirão Preto com a Arquidiocese de Manaus. O ação missionária contempla hoje as paróquias Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, bairro da Betânia, atendida pelo padre Rodrigo Barcelos; e a paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Careiro da Várzea, atendida pelo padre Aparecido Donizeti Maciel, e temos ainda o acompanhamento do padre Rodrigo José de Paula (Rodriguinho), na Pastoral Indigenista.
A Ação Missionária ajuda na ação pastoral dos padres de Ribeirão que administram as paróquias de Manaus e Careiro da Várzea, e contempla ações sociais, como por exemplo, o Projeto Missionário ‘Manaus: Saúde Amazonas’, com a presença de médicos e profissionais diversos que se fazem presentes anualmente e agentes de pastorais que são Peregrinos de Esperança naquelas regiões.
Essa foi a terceira vez que estive no Amazonas, pela primeira vez tive a graça de conduzir, acompanhar e apresentar as atividades da realidade amazonense para alguém de Ribeirão Preto. Esteve conosco por alguns dias, a jovem Gabriela Bonome, catequista e Ministra Extraordinária da Sagrada Comunhão Eucarística, na paróquia São Francisco, em Ribeirão Preto, que além de compartilhar suas experiências pastorais nas comunidades, pode contemplar e aprender muito com a realidade pastoral local – desde os costumes alimentícios até os modos de ação pastoral – aprendendo que a missão se faz com a presença.
Nesse período precisei deixar de lado meus conceitos e preconceitos para sentir a realidade, acolher a novidade e mergulhar na vida/história de cada pessoa presente no caminho e formar grandes encontros sinodais de comunhão, participação e missão. Vivi com intensidade a Semana Santa, as Semanas da Páscoa, Solenidades e festas litúrgicas, auxiliar as comunidades em suas necessidades pastorais: acolher crianças, jovens, adultos, idosos etc., sobretudo em visitas nas casas e partilhas da Palavra de Deus com muitas bênçãos e orações.
Muitos registros das ações pastorais e evangelizadoras foram compartilhadas nas redes sociais (minha e das paróquias). Momentos esses que além de registrados nas mídias ficarão para sempre na memória de quem viveu.
Agradeço a todos que estiveram comigo nesse rico momento de mergulho nas águas amazônicas, lá pude estar presente em ao menos 32 comunidades ribeirinhas, na área do Careiro da Várzea; e também nas visitas às famílias e enfermos dos núcleos pertencentes a paróquia Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos (Manaus) e, ainda visitar e celebrar com amigos das comunidades do Janauary, em Iranduba (AM).
Contamos com as orações, e todos e aqueles que quiserem conhecer mais sobre a Ação Missionária Ribeirão Preto / Manaus podem procurar o Conselho Missionário Diocesano ou mesmo os Padres da Arquidiocese de Ribeirão Preto.
Gratidão a Arquidiocese de Ribeirão Preto, a Arquidiocese de Manaus, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Sertãozinho, as Paróquias da Ação Missionária, e a cada irmão e irmã que mergulhou comigo na realidade amazonense, pois com toda certeza o amor de Deus foi derramado em nossos corações.
Diácono Carlos Alexandre Barbosa dos Santos
Arquidiocese de Ribeirão Preto
https://www.instagram.com/carlitos_barbosa17