Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Ribeirão Preto celebra treze anos
O Tribunal Interdiocesano de Ribeirão Preto celebrou em 22 de abril, o décimo terceiro ano da instalação, e a data celebrativa foi marcada pela missa de ação de graças na Capela do Tribunal “Beata Madre Clélia Merloni”, presidida pelo arcebispo de Ribeirão Preto, dom Moacir Silva, e concelebrantes: o bispo diocesano de São João da Boa Vista, dom Eugênio Barbosa Martins, SSS; o juiz do tribunal, padre Antônio Carlos Santana; alguns padres, diácono, colaboradores e funcionários.

Na homilia dom Moacir comentou a importância do serviço da justiça eclesiástica na vida das pessoas. “Hoje damos graças a Deus pelos treze anos do Tribunal Interdiocesano. Treze anos servindo as pessoas fazendo acontecer a justiça eclesiástica. Aqui lembro São Paulo VI que no processo de revisão do Código de Direito Canônico, que durou anos e anos, e nos seus discursos algumas vezes ele dizia que a justiça precisa ser aplicada à luz do direito temperada com a misericórdia. E é bem isso que acontece aqui no tribunal, é a aplicação da misericórdia junto com o direito para ajudar as pessoas que batem a nossa porta a acertar o caminho. Quem já viu, quem já julgou, quem entrega sentenças de nulidade, percebe com clareza que as pessoas que querem regularizar a sua vida diante de Deus e da comunidade, e quando recebem a sentença que declarou nulo o casamento anterior, parece que é um peso que sai do lombo das pessoas. É uma alegria a gente experimentar a ação misericordiosa de Deus que acontece na vida daquela pessoa para poder reconstruir a sua vida no matrimônio fazendo da família a igreja doméstica”, expressou o arcebispo.
Ao continuar a homilia o arcebispo destacou o sentido pastoral das atividades realizadas no tribunal. “Olhamos o Evangelho e nos deparamos com Jesus Bom Pastor. O trabalho do tribunal é um verdadeiro trabalho pastoral. Às vezes pode se pensar que é um trabalho jurídico simplesmente, de escritório, no fundo é um grande trabalho pastoral, porque justamente faz com que as pessoas que nos procuram possam seguir Jesus Cristo autenticamente, então aqui no tribunal, todas as pessoas que compõem o tribunal e participam na aplicação da lei eclesiástica estão exercendo uma função profundamente pastoral. Por isso agradeço a cada um de vocês que não mede esforços para que as pessoas que os procuram possam ter resolvida sua situação, um trabalho intenso de confrontar a realidade vivida pela pessoa e o direito, e aí discernir concretamente a situação daquela pessoa para que ela possa progredir na vida espiritual no caminho da salvação. Obrigado pela dedicação de cada um de vocês para que a misericórdia e a justiça atinjam as pessoas e as ajude a prosseguir no caminho da santidade”, concluiu dom Moacir.
Tribunal: O Tribunal Interdiocesano de Ribeirão Preto foi instalado em 25 de março de 2011, Solenidade da Anunciação do Senhor, em missa nas dependências do Centro Arquidiocesano de Pastoral (local onde permaneceu até meados de 2019), presidida pelo arcebispo dom Joviano de Lima Júnior, SSS, e reuniu as dioceses da sub-região RP-1: Arquidiocese de Ribeirão Preto e as dioceses de Franca, São João da Boa Vista. Em 25 de março de 2019 o Tribunal inaugurou a sede própria, em missa presidida pelo arcebispo dom Moacir Silva na Capela do Tribunal “Beata Madre Clélia Merloni”.





por