Visita canônica institucional no Cearp

O Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (Cearp) acolheu nos dias 7 a 9 de fevereiro, a visita canônica institucional dos professores Dr. Boris Agustín Nef Ulloa, diretor geral da Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (PUC-SP) e do Dr. Donizete José Xavier, diretor-adjunto da mesma Faculdade. A visita canônica institucional é uma formalidade comum na relação entre faculdades afiliantes e consta no Estatuto Canônico da Faculdade Nossa Senhora da Assunção. O objetivo é estreitar os laços entre as diferentes instâncias e partilhar dicas e processos organizacionais, mas, neste ano houve um fato de maior relevância: o cumprimento do prazo dado pela Constituição Apostólica “Veritatis Gaudium” (VG), sobre as Faculdades Eclesiásticas, para a readequação dos estatutos e planos de estudos vigentes.

O Cearp encontra-se afiliado à Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (PUC-SP), desde 12 de dezembro de 1990, o que garante aos concluintes dos estudos a titulação de Bacharelado em Teologia. No Brasil são poucas as Faculdades Eclesiásticas que outorgam títulos canônicos aos bacharéis e pós-graduados. Elas estão situadas nas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e em São Paulo. Tais faculdades podem, mediante todo o processo necessário junto à Congregação para a Educação Católica, afiliar outros institutos de ensino, desde que correspondam aos critérios obrigatórios.

Visita Canônica

Os três dias de visita canônica contaram com uma ampla programação. No primeiro dia (7), a Missa de Abertura do Ano Letivo e Invocação do Espírito Santo presidida pelo arcebispo Dom Moacir Silva; a Aula Inaugural no auditório da instituição com o tema “Por uma igreja sinodal… o percurso da Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe” proferida pelo Dr. Boris Agustín Nef Ulloa; e a Visita a infraestrutura predial, a Biblioteca e aos processos da Secretaria. O segundo dia (8) foi marcado pela conversa com os estudantes dos cursos de teologia e filosofia, e também conversas individualizadas com os estudantes; e ainda uma partilha com os formadores responsáveis pelas casas formativas e um encontro com a direção e os coordenadores de cursos. O último dia da visita (9) assinalou a reunião com os professores da instituição, e finalizando o encontro com a Mantenedora (Acecarp – Associação Cultural e Educacional Cônego Arnaldo Padovani) e o arcebispo Dom Moacir Silva.

O relatório oficial organizado pelo Cearp avaliou positivamente a visita canônica institucional: “E, assim, temos a certeza que esses dias entrarão para a história de nossa instituição, porque foram marcados por muita aprendizagem, troca de experiências e reavaliação de nossas atividades acadêmicas. Que Deus nos ajude para que continuemos em nossa missão docente, contribuindo para a constante manifestação do reino de Deus entre nós”.

Aprovação do Estatuto e Plano de Estudos: Em circular publicada no dia 14 de fevereiro, a direção do Cearp comunicou que o Conselho da Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em reunião no dia 11 de fevereiro, aprovou oficialmente os documentos: Estatuto Canônico e Plano de Estudos do Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (Cearp)

Veja também:

Divulgada a Carta Final do 18º Encontro Nacional de Presbíteros

Cerca de 532 presbíteros de todas as dioceses do Brasil estiveram reunidos no Santuário Nacional, em Aparecida (SP), nos dias 9 a 14 de maio, para participar do 18º Encontro Nacional de Presbíteros. Ao final do encontro foi divulgada a Carta do 18º Encontro Nacional de Presbíteros.