Vocações

Em 2023, viveremos e realizaremos o 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil, que será celebrado de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023. Será um momento especial para a vida da Igreja no Brasil. Por isso, desde já, convido todos os fiéis de nossa Arquidiocese a abrir-se e preparar-se para este grande acontecimento.

Este Ano Vocacional foi aprovado, por unanimidade pelos Bispos do Brasil, na 58ª Assembleia Geral da CNBB, em abril de 2021. O nosso 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil terá como tema: “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33). A inspiração deste tema e lema está no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” (2018).

O tema “Vocação: Graça e Missão” se fundamenta na afirmação de que “a vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança, como o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade”, conforme o Documento Final (DF 78).

Já o texto bíblico iluminador “Jesus chamou e enviou os que ele mesmo quis (cf. Mc 3, 13-19)” ajuda a aprofundar que a origem, o centro e a meta de toda a vocação e missão é a pessoa de Jesus Cristo.

O lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33) fala do coração e dos pés. Recorda os discípulos de Emaús. O coração que arde ao escutar a Palavra do Ressuscitado e os pés que se colocam a caminho para anunciar o encontro com o Cristo.

Este Ano Vocacional está em continuidade com outros eventos vocacionais:

– 1983: o 1º Ano Vocacional do Brasil, com o tema e lema “Vem e segue-me” (Mt 19,21; Mc 10,21; Lc 18,22).
– 1994: o 1º Congresso Continental Latino-Americano de Vocações (Brasil), com o tema “A Pastoral Vocacional no Continente da Esperança”.
– 1999: o 1º Congresso Vocacional do Brasil, com o tema “Vocações e Ministérios para o Novo Milênio” e o lema “Coragem! Levanta-te, Ele te chama” (Mc 10, 49b).
– 2003: o 2º Ano Vocacional do Brasil, com o tema “Batismo, fonte de todas as vocações” e o lema “Avancem para águas mais profundas” (Lc 5,4).
– 2005: 2º Congresso Vocacional do Brasil, com o tema “Igreja, Povo de Deus a serviço da vida” e o lema “Ide também vós para a minha vinha” (Mt 20,4).
– 2010: 3º Congresso Vocacional do Brasil, com o tema “Discípulos missionários a serviço das vocações” e o lema “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19).
– 2011: 2º Congresso Continental Latino-Americano e Caribenho de Vocações (Costa Rica), com o tema “Chamados a lançar as redes para alcançar a vida plena em Cristo” e o lema “Mestre, em tua Palavra lançarei as redes” (Lc 5,5).
– 2014: Simpósio Vocacional do Brasil, com o tema “Ide e anunciai! Vocações diversas para uma grande missão”.
– 2019: o 4º Congresso Vocacional do Brasil, com o tema “Vocação e Discernimento” e o lema “Mostra-me, Senhor, os teus caminhos” (Sl 25,4).

O 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil nos ajudará a avançar na consciência da cultura vocacional. O Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” lembrou que “é importante criar as condições para que em todas as comunidades cristãs – partindo da consciência batismal de seus membros – desenvolvam-se em uma verdadeira e adequada cultura vocacional, com um constante compromisso de oração pelas vocações” (DF, 80). O Padre Amedeo Cencini lembra que cultura vocacional significa uma concepção de pastoral vocacional que se torna progressivamente cultura vocacional que olha para o futuro, onde a vocação já não está jamais em função do indivíduo isolado, mas é para a salvação do outro. E diz respeito a toda a vida, a cada instante, até a morte, visto que, a cada instante, existe um chamado, e aquele que é chamado é fiel à própria vocação quando se torna também alguém que chama (Construir cultura vocacional, Paulinas, p. 22 e 82).

Que o vindouro Ano Vocacional ajude a todos e cada um de nós a vivermos nossa vocação.

Dom Moacir Silva
Arcebispo Metropolitano

 

Boletim Informativo Igreja-Hoje
Agosto/2021

Veja também:

Arquidiocese realiza, em 15 de novembro, a I Sessão da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

A Arquidiocese de Ribeirão Preto, em estilo sinodal, caminha em unidade e comunhão no processo de preparação da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral. Caminhemos Juntos na I SESSÃO da 16ª. Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, em 15 de novembro de 2025, das 8h às 16h, nas dependências do Seminário Maria Imaculada e Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, em Brodowski.

Celebração do Jubileu dos Pobres: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5)

Com o tema: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5) e o lema: “Chamados a criar novos sinais de esperança, de 10 a 16 de novembro, ocorre a nona edição da Jornada Mundial dos Pobres (JMP). O Jubileu dos Pobres ocorrerá, em 16 de novembro (33º Domingo do Tempo Comum), às 8h, em celebração eucarística presidida pelo Arcebispo Dom Moacir Silva, na Casa Santa Dulce dos Pobres

Escala Diaconado Permanente: Exéquias – Mês de NOVEMBRO 2025

A Associação dos Diáconos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (ADPARP) divulga a Escala de Exéquias (Celebração Exequial nos Velórios) para o mês de NOVEMBRO de 2025 (final de semana e segunda-feira) para atendimento nos velórios de Ribeirão Preto. Este serviço faz parte do Ministério da Caridade aos que os diáconos são chamados a realizar