Vocações

Em 2023, viveremos e realizaremos o 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil, que será celebrado de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023. Será um momento especial para a vida da Igreja no Brasil. Por isso, desde já, convido todos os fiéis de nossa Arquidiocese a abrir-se e preparar-se para este grande acontecimento.

Este Ano Vocacional foi aprovado, por unanimidade pelos Bispos do Brasil, na 58ª Assembleia Geral da CNBB, em abril de 2021. O nosso 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil terá como tema: “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33). A inspiração deste tema e lema está no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” (2018).

O tema “Vocação: Graça e Missão” se fundamenta na afirmação de que “a vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança, como o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade”, conforme o Documento Final (DF 78).

Já o texto bíblico iluminador “Jesus chamou e enviou os que ele mesmo quis (cf. Mc 3, 13-19)” ajuda a aprofundar que a origem, o centro e a meta de toda a vocação e missão é a pessoa de Jesus Cristo.

O lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33) fala do coração e dos pés. Recorda os discípulos de Emaús. O coração que arde ao escutar a Palavra do Ressuscitado e os pés que se colocam a caminho para anunciar o encontro com o Cristo.

Este Ano Vocacional está em continuidade com outros eventos vocacionais:

– 1983: o 1º Ano Vocacional do Brasil, com o tema e lema “Vem e segue-me” (Mt 19,21; Mc 10,21; Lc 18,22).
– 1994: o 1º Congresso Continental Latino-Americano de Vocações (Brasil), com o tema “A Pastoral Vocacional no Continente da Esperança”.
– 1999: o 1º Congresso Vocacional do Brasil, com o tema “Vocações e Ministérios para o Novo Milênio” e o lema “Coragem! Levanta-te, Ele te chama” (Mc 10, 49b).
– 2003: o 2º Ano Vocacional do Brasil, com o tema “Batismo, fonte de todas as vocações” e o lema “Avancem para águas mais profundas” (Lc 5,4).
– 2005: 2º Congresso Vocacional do Brasil, com o tema “Igreja, Povo de Deus a serviço da vida” e o lema “Ide também vós para a minha vinha” (Mt 20,4).
– 2010: 3º Congresso Vocacional do Brasil, com o tema “Discípulos missionários a serviço das vocações” e o lema “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19).
– 2011: 2º Congresso Continental Latino-Americano e Caribenho de Vocações (Costa Rica), com o tema “Chamados a lançar as redes para alcançar a vida plena em Cristo” e o lema “Mestre, em tua Palavra lançarei as redes” (Lc 5,5).
– 2014: Simpósio Vocacional do Brasil, com o tema “Ide e anunciai! Vocações diversas para uma grande missão”.
– 2019: o 4º Congresso Vocacional do Brasil, com o tema “Vocação e Discernimento” e o lema “Mostra-me, Senhor, os teus caminhos” (Sl 25,4).

O 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil nos ajudará a avançar na consciência da cultura vocacional. O Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” lembrou que “é importante criar as condições para que em todas as comunidades cristãs – partindo da consciência batismal de seus membros – desenvolvam-se em uma verdadeira e adequada cultura vocacional, com um constante compromisso de oração pelas vocações” (DF, 80). O Padre Amedeo Cencini lembra que cultura vocacional significa uma concepção de pastoral vocacional que se torna progressivamente cultura vocacional que olha para o futuro, onde a vocação já não está jamais em função do indivíduo isolado, mas é para a salvação do outro. E diz respeito a toda a vida, a cada instante, até a morte, visto que, a cada instante, existe um chamado, e aquele que é chamado é fiel à própria vocação quando se torna também alguém que chama (Construir cultura vocacional, Paulinas, p. 22 e 82).

Que o vindouro Ano Vocacional ajude a todos e cada um de nós a vivermos nossa vocação.

Dom Moacir Silva
Arcebispo Metropolitano

 

Boletim Informativo Igreja-Hoje
Agosto/2021

Veja também:

Formação Missionária: COMIPA: nasce da missão e existe para a missão

O Pilar da Ação Missionária e o Conselho Missionário Diocesano (Comidi) realizam no dia 09 de outubro (sábado), às 9 horas, a Formação Missionária on-line: COMIPA: nasce da missão e existe para a missão. O encontro tem como inspiração o versículo bíblico: “Como são belos sobre o montes, os pés do mensageiro que anuncia a boa nova” (Is 52, 7).