Voluntariado, uma bênção!

No próximo domingo, dia 28 de agosto, celebraremos o Dia Nacional do Voluntariado. Por sugestão e a pedido do Coordenador da Programação em Comemoração do Dia do Voluntariado, Octávio Verri Filho, utilizo o espaço que me é gentilmente concedido às quartas-feiras no Jornal TRIBUNA RIBEIRÃO, para refletir brevemente sobre o voluntariado em nossa realidade ribeirão-pretana.

Gosto de distinguir a pessoa voluntária da benfeitora. O voluntariado espera maior disponibilidade das pessoas, maior engajamento e comprometimento para com determinada causa, entidade, organização da sociedade civil e até mesmo políticas públicas. Já o benfeitor remete doações de bens ou espécie a quem lhe aprouver, sem um compromisso maior com a causa. Ambos são pessoas do bem e da paz. O voluntariado, geralmente, conta com algo mais do que uma simples doação, por mais generosa que possa parecer. O voluntariado conta com o tempo de pessoas que nem sempre têm o que doar, além da preciosidade de seu tempo, de sua presença física, de um maior envolvimento e compromisso com determinada causa.
Através da querida Mariana Jábali, fundadora do Centro do Voluntariado de Ribeirão Preto (CVRP), e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, presto minha profunda homenagem a todas as pessoas do bem e da paz que integram o Centro do Voluntariado, bem como as que por ele passaram e se sentiram sensibilizados para continuarem essa nobre missão, porque sentem o quanto o Voluntariado é uma bênção!

Através do estimado Octávio Verri Filho, coordenador dessa importante programação em comemoração ao Dia do Voluntariado, presto minha homenagem também profunda aos homens e mulheres de nossa cidade, que se sentem chamados a serem verdadeiros Anjos Bons junto às inúmeras iniciativas, públicas e privadas, como as OSC – Organizações da Sociedade Civil, que incansavelmente se dedicam ao resgate da dignidade humana de tantas pessoas que vivem nos porões de nossa sociedade, ou sobrevivem às vulnerabilidades às quais são tantas vezes submetidas, porque ainda vivemos uma sociedade tão desigual e injusta.

Através do sempre querido Amir Calil Dib, um dos maiores Jornalistas de Colunas Sociais de nossa macrorregião, presto minha profunda homenagem aos veículos de comunicação, que constantemente divulgam, sem visar lucro próprio e imediato, as incontáveis iniciativas filantrópicas do Terceiro Setor de nossa sociedade. Refiro-me aos meios de comunicação que dedicam parte de suas publicidades, independentemente, se terão algum retorno financeiro ou não. Infelizmente alguns veículos, também em nome da sobrevivência, se elitizaram e só anunciam boas notícias de quem lhes garanta retorno, o que é lamentável. Até porque “Deus ama a quem dá com alegria” (Cf. II Cor 9).

Finalmente, através da Dona Benta Brito Freitas, com 84 anos de idade, há mais de 15 anos zelando diariamente pelo Bazar do FAC – Fraterno Auxílio Cristão da Cidade de Ribeirão Preto, com Sede na Rua Barão do Amazonas, 881 no Centro, expresso minha mais profunda gratidão a todas as pessoas que junto dela dedicam parte de suas semanas para organizar e atender as pessoas que frequentam o Bazar da Dona Benta! Nossa gratidão e ternura se estende a todas as pessoas do bem e da paz que tanto doam vestuário, aparelhos eletrodomésticos entre outros objetos de valor inestimável, como a todas as pessoas que se dedicam de alguma maneira, em prol dos mais surrados pela vida de nossa sociedade. Por isso, o Voluntariado sempre será uma imensurável Bênção!

 

Pe. Gilberto Kasper
[email protected]

Mestre em Teologia Moral, Licenciado em Filosofia e Pedagogia, Especialista em Bioética, Ética e Cidadania, Professor Universitário, Docente no CEARP – Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, Assistente Eclesiástico do Centro do Professorado Católico, Assessor da Pastoral da Comunicação, Pároco da Paróquia Santa Tereza de Ávila, Reitor da Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres da Arquidiocese de Ribeirão Preto e Jornalista.

Veja também:

Nota de Falecimento do Padre João Donizeti Gironi

A Arquidiocese de Ribeirão Preto comunica com pesar o falecimento do Padre João Donizeti Gironi, aos 62 anos, no Hospital São Francisco, em Ribeirão Preto, às 18h30, desta terça-feira, 07 de fevereiro de 2023. Padre Gironi era vigário paroquial da paróquia São Bento, em Cajuru, e Diretor Espiritual dos Seminários Arquidiocesanos.