Votuporanga sediou reunião da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto

A Diocese de Votuporanga (SP) sediou a reunião da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto (Sub-Regiões RP-1 e RP-2), em 9 de novembro, que reúne o arcebispo, os bispos, os coordenadores de pastoral e representante dos presbíteros das dioceses: Arquidiocese de Ribeirão Preto, Franca, Jaboticabal, São João da Boa Vista, Jales, Barretos, Catanduva, Votuporanga e São José do Rio Preto. O arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto, dom Moacir Silva, encaminhou os trabalhos que incluiu uma série de temas desenvolvidos ao longo do ano de 2022: a retomada das reflexões do primeiro encontro, em fevereiro deste ano, em Rifaina; o encontro dos formadores dos seminários; o relato das experiências pastorais; o acompanhamento e a atenção dedicada ao clero; as experiências missionárias dos padres e seminaristas; as iniciativas da 6ª Semana Social Brasileira; a fase de escuta diocesana do Sínodo dos Bispos; e a preparação para o Ano Vocacional da Igreja no Brasil (2022-2023).

Outros temas também foram abordados como as reflexões da 43ª Assembleia das Igrejas Particulares (AIP), em Aparecida, no mês de outubro, e que tratou das Comunidades Eclesiais Missionárias. A reunião ainda destacou as contribuições da Visita ad Limina Apostolorum realizada pelos bispos da província de 26 de setembro a 2 de outubro.

Calendário 2023: O primeiro encontro da Província, em 2023, está previsto para os dias 6 a 8 de fevereiro, na Diocese de São João da Boa Vista, e será um momento de convivência fraterna entre os bispos, outras datas ainda serão definidas. A reunião terminou com a oração presidida por dom Moacir Silva.

Com Informações da Assessoria de Imprensa da Diocese de São José do Rio Preto
@diocesesjrp

Veja também:

Pastoral Arquidiocesana do Dízimo inicia cadastro dos coordenadores paroquiais

Com a inspiração no lema: “O Dízimo na comunidade de fé: missão e evangelização”, a Pastoral Arquidiocesana do Dízimo inicia uma ação para articular os trabalhos de formação dos agentes paroquiais. Para isso está disponível um formulário para o cadastramento dos coordenadores ou responsáveis paroquiais da Pastoral do Dízimo.