Votuporanga sediou reunião da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto

A Diocese de Votuporanga (SP) sediou a reunião da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto (Sub-Regiões RP-1 e RP-2), em 9 de novembro, que reúne o arcebispo, os bispos, os coordenadores de pastoral e representante dos presbíteros das dioceses: Arquidiocese de Ribeirão Preto, Franca, Jaboticabal, São João da Boa Vista, Jales, Barretos, Catanduva, Votuporanga e São José do Rio Preto. O arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto, dom Moacir Silva, encaminhou os trabalhos que incluiu uma série de temas desenvolvidos ao longo do ano de 2022: a retomada das reflexões do primeiro encontro, em fevereiro deste ano, em Rifaina; o encontro dos formadores dos seminários; o relato das experiências pastorais; o acompanhamento e a atenção dedicada ao clero; as experiências missionárias dos padres e seminaristas; as iniciativas da 6ª Semana Social Brasileira; a fase de escuta diocesana do Sínodo dos Bispos; e a preparação para o Ano Vocacional da Igreja no Brasil (2022-2023).

Outros temas também foram abordados como as reflexões da 43ª Assembleia das Igrejas Particulares (AIP), em Aparecida, no mês de outubro, e que tratou das Comunidades Eclesiais Missionárias. A reunião ainda destacou as contribuições da Visita ad Limina Apostolorum realizada pelos bispos da província de 26 de setembro a 2 de outubro.

Calendário 2023: O primeiro encontro da Província, em 2023, está previsto para os dias 6 a 8 de fevereiro, na Diocese de São João da Boa Vista, e será um momento de convivência fraterna entre os bispos, outras datas ainda serão definidas. A reunião terminou com a oração presidida por dom Moacir Silva.

Com Informações da Assessoria de Imprensa da Diocese de São José do Rio Preto
@diocesesjrp

Veja também:

Ressurreição de Cristo: acontecimento real

O “Documento Final da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos: Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação, missão”, publicado em 24 de novembro de 2024, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, pelo saudoso Papa Francisco, reúne os frutos da escuta sinodal das duas sessões sinodais

Conheça a programação da Semana Arquidiocesana do Dízimo 2026

A Equipe Arquidiocesana do Dízimo promove, de 05 a 09 de maio, uma série de formações e envolverá o Clero, o Secretariado Paroquial (Conselho Arquidiocesano de Pastoral), Equipes Paroquiais do Dízimo (Leigos) e Equipe Arquidiocesana da Pastoral do Dízimo