Formação para Agentes Promotores da Campanha da Fraternidade 2024 em Brodowski

Formação para Agentes Promotores da Campanha da Fraternidade 2024 em Brodowski

Com o tema: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23, 8) a Campanha da Fraternidade (CF) 2024 tem a inspiração na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti. Ao menos 90 agentes de pastoral das paróquias e pastorais da Arquidiocese de Ribeirão Preto se reuniram, em 06 de janeiro de 2024, no Auditório do Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto e dependências do Seminário Maria Imaculada, em Brodowski (SP), para a “Capacitação para agentes promotores da Campanha da Fraternidade (CF)”. A formação foi promovida pela Equipe Arquidiocesana de Campanhas e Cáritas Arquidiocesana de Ribeirão Preto.

A Campanha da Fraternidade tem hoje os seguintes objetivos permanentes: Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum; Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho; Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja).

O ano de 2024 marca os 60 anos de mobilização da Campanha da Fraternidade em todo o Brasil. O texto base é o principal material da campanha, a reflexão fundamental que sustenta o caminho da CF. Ele propõe despertar, de acordo com o tema e o lema, a beleza da fraternidade humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências, em um caminho de verdadeira penitência e conversão.

Capacitação: O encontro teve a abertura conduzida pelo padre André Luiz Massaro, coordenador arquidiocesano da Equipe de Campanhas, que presidiu a oração inicial e fez uma breve introdução do conteúdo do texto-base e dos objetivos permanente e específicos da campanha, bem como explicou o cartaz e o hino. A segunda reflexão ficou a cargo do Diácono Irmão Francisco Ferreira Alves dos Santos e versou sobre a apresentação da parte do Texto-Base (TB) “VER: Onde está o teu irmão? (Gn 4,9)” apontando algumas das preocupações e desafios da conjuntura social, política e religiosa atual. O presidente da Cáritas Arquidiocesana de Ribeirão Preto, Fabrízio Magalhães Leite, refletiu a parte do Texto-Base “Iluminar: Vós sois todos irmãos e irmãs (Mt 23, 8)”, e Alex da Graça Lima, integrante da Cáritas Arquidiocesana de Ribeirão Preto, tratou do tema: “AGIR: Alarga o espaço da tua tenda (Is 54, 2)”.

O padre André Luiz Massaro ressaltou a importância da capacitação como momento forte de preparação dos agentes para a animação da campanha nas paróquias. “Nós estamos reunidos aqui nas dependências do Cearp em Brodowski para a capacitação da Campanha da Fraternidade 2024 que tem como tema ‘Fraternidade e Amizade Social’ e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23, 8). Estamos aqui reunidos para um dia de formação, palestras, espiritualidade, convivência, para realmente poder crescer no conhecimento de qual é o desejo da Igreja para que nós possamos animar as nossas comunidades, equipes, pastorais e movimentos. A grande fecundidade da Campanha da Fraternidade se dará no período quaresmal, período de penitência e conversão, em função da Páscoa do Senhor”, explicou o coordenador da Equipe de Campanhas.

O coordenador da Equipe de Campanhas ainda falou sobre os objetivos da Campanha da Fraternidade deste ano. “E qual é o objetivo principal da Campanha da Fraternidade? É verdadeiramente despertar o espírito comunitário e cristão em todo o povo de Deus. É preciso voltar a educar as nossas comunidades para a vida em fraternidade, renovar a nossa consciência de que somos todos irmãos e não somos rivais, não somos oposição, só porque eu não penso como você, não sinto, não falo e não concordo com você, eu te excluo, te ofendo, e eu rivalizo contra o outro. O desejo de Jesus é que em nome do nosso batismo nós nos amemos, nos acolhamos, e possamos crescer na misericórdia e na compaixão. Portanto nós desejamos que verdadeiramente, nós que somos Igreja, rebanho do Senhor, possamos crescer e valorizar a amizade social, que na verdade é descobrir o valor grandiosíssimo do quanto é belo e magnífico considerar o outro não como um peso, mas como o meu irmão que precisa de mim, que eu preciso dele, e assim nós caminhamos de mãos dadas, de corações unidos, fazendo a vontade de Deus”, destacou padre André.

MATERIAL: O material usado no encontro como slides, vídeos, textos e links sobre o tema está disponibilizado abaixo para acesso.

Equipe Arquidiocesana de Campanhas


Clique nos títulos e acesse os materiais usados no Encontro:

Capacitação ArquidioceseRP – slides CF-2024

História da Campanha da Fraternidade

GN 4,1-26 –  Onde está o teu irmão – CF2024

FRATELLI  TUTTI

Uma visita aos 60 anos da CF

Links de vídeos, hino e músicas

Contatos da Equipe de Contatos da Equipe de Campanhas – Arq. RP

Sugestões CF-2024

Como Aprimorar Campanhas

Equipes de Campanha Nova Versão

 

 

 

Veja também:

Padre Alexandre defende o mestrado no Pontifício Instituto Litúrgico Santo Anselmo

Com o tema: “Gustate et videte” Sl 34,9. O paladar como elemento litúrgico-sacramental no processo de iniciação à vida cristã. O caso do Batismo”, o padre Alexandre Canella Sanches, apresentou nesta quinta-feira, 20 de junho, a dissertação de mestrado e obteve a aprovação no Pontifício Instituto Litúrgico (PIL), Santo Anselmo, em Roma